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EA torna patentes de tecnologia de acessibilidade open-source

Agora, desenvolvedores externos podem usar, gratuitamente, as tecnologias patenteadas pela EA que detectam problemas relacionados à fotosensibilidade e criam fala personalizada em seus próprios jogos.

Em 2021, a EA comprometeu-se a compartilhar suas patentes de acessibilidade com a indústria de games, e agora adicionou 23 novas patentes ao programa. Entre elas, estão tecnologias de reconhecimento de fala aprimorado, sistemas simplificados de voz para jogos e recursos que possibilitam criar fala personalizada. Esses recursos visam ajudar jogadores com dificuldades de fala ou que precisem de auxílio para se expressarem verbalmente.

A EA sugere que os desenvolvedores usem essas inovações para representar melhor a idade, emoções, linguagem e estilo de fala dos jogadores em ambientes virtuais, promovendo experiências mais inclusivas.

Um destaque entre as novas patentes é um plugin interno para o Unreal Engine 5 que integra a tecnologia de análise de fotosensibilidade IRIS, já disponibilizada anteriormente como open-source. Esse plugin permite identificar problemas de fotosensibilidade diretamente no motor de jogo, em tempo real, enquanto o jogo é executado.

Incentivos pelas Patentes da EA

Blanca Macazaga Zuaz, engenheira responsável pelo IRIS, celebrou o impacto dessa iniciativa, destacando a falta de ferramentas gratuitas e acessíveis para análise de fotosensibilidade antes do lançamento dessa solução. “Poder oferecer acesso gratuito a algo tão essencial é incrível”, afirmou.

Essa não é a primeira vez que a EA compartilha suas inovações. Tecnologias como o sistema de ping do Apex Legends e controles de voz para NPCs também foram tornadas disponíveis sem custos. Essa abordagem é especialmente relevante em uma indústria que historicamente foca mais em ajustes em controles ou opções específicas, como modos para daltônicos.

Kerry Hopkins, vice-presidente sênior de relações globais da EA, reforçou o compromisso da empresa com a inclusão: “Este novo conjunto de patentes incentiva a indústria a trabalhar junta para remover barreiras não intencionais de acesso aos jogos.”

Além das patentes, a EA também está promovendo workshops sobre design acessível e expandindo suas capacidades de teste para garantir que seus jogos sejam projetados sempre com a acessibilidade em mente. Mais novidades sobre essas iniciativas devem ser anunciadas em breve.

Fonte: Game Developer

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Bruno Chaves

Sou Designer e criador de conteúdo. Tenho paixão pela cultura Pop e papo geek. Escrevo sobre jogos, animes, filmes, tecnologia, tudo com o mesmo entusiasmo de um leitor ávido.

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