Ex-BioWare interrompe atividades do estúdio indie
Imagem via Worlds Untold.
Mac Walters, Ex-Bioware, fundador do estúdio indie Worlds Untold, ex-roteirista de grandes sucessos como Mass Effect 2 e Mass Effect 3, anunciou que interromperá suas operações temporariamente enquanto busca parceiros para financiar o desenvolvimento de seu primeiro projeto. Criado em 2023 com a proposta de desenvolver jogos narrativos em grande escala, o estúdio se viu forçado a parar suas atividades enquanto busca um investidor que possa dar continuidade ao seu projeto.
Walters compartilhou a decisão em seu perfil no LinkedIn, onde expressou que a pausa não foi uma escolha fácil. Para ele e para a equipe, a jornada tem sido muito pessoal e significativa, e estão extremamente orgulhosos do trabalho realizado até o momento. No entanto, o estúdio de Vancouver agora precisará de um parceiro estratégico para garantir o financiamento necessário para dar continuidade à sua visão criativa e trazer o projeto à vida.
A pausa no estúdio resultou na procura de novas oportunidades para os membros da equipe, enquanto Walters, com sua vasta experiência em grandes produções da indústria de games, se dispôs a ajudar seus colegas de trabalho a se conectarem com outros estúdios que possam aproveitar seu talento. “Este é um momento difícil para todos nós, mas sou profundamente grato pelo apoio de nossos parceiros, amigos e familiares, além do tempo que tivemos juntos”, disse Walters em um comunicado. Embora a pausa tenha sido imposta pelas circunstâncias, ele deixou claro que essa não é uma despedida definitiva, mas sim um hiato temporário até que o estúdio encontre o parceiro ideal para dar continuidade ao seu projeto.

Imagem via Notícias ao minuto
A situação do Worlds Untold não é um caso isolado. A crise de financiamento tem afetado vários estúdios indie e criadores de jogos, com muitos enfrentando dificuldades em garantir o investimento necessário para seus projetos. Recentemente, Casey Hudson, também ex-BioWare, anunciou o fechamento de seu estúdio, Humanoid Origin, que trabalhava em um projeto original sem anúncio público. A dificuldade em garantir financiamento tem sido um problema crescente na indústria de games, e a busca por investidores para apoiar projetos criativos continua sendo um grande desafio para desenvolvedores independentes.
O Worlds Untold, apesar de ter interrompido suas operações por agora, segue otimista quanto ao futuro. Walters destacou que, apesar das dificuldades atuais, ele acredita que a pausa é apenas temporária e que novos desenvolvimentos estão por vir. Ele deixou claro que sua equipe continuará em busca de oportunidades, e a busca por um parceiro estratégico será crucial para que o estúdio possa avançar e alcançar seus objetivos.
“Enquanto estamos fazendo uma pausa por enquanto, isso não é um adeus — ainda temos muito a compartilhar, e esperamos poder revelar a próxima etapa dessa jornada no momento certo”, afirmou Walters.
Este é um exemplo claro dos desafios financeiros que os estúdios independentes enfrentam na indústria de jogos, onde muitas vezes a criatividade e a inovação se deparam com barreiras econômicas. O futuro do Worlds Untold agora depende de encontrar um parceiro que compartilhe da mesma visão e esteja disposto a investir no projeto ambicioso da equipe.
Fonte: GameDeveloper
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