Processo da Nintendo foi “muito triste”, diz gerente da Pocketpair
Palworld, o jogo que conquistou rapidamente o público no início de 2024, foi envolvido em uma disputa legal com a Nintendo. A gigante dos jogos processou a Pocketpair, desenvolvedora do título, não por violação de direitos autorais, mas por uma suposta infração de patentes.
Surpresa e Decepção com o Processo
John Buckley, gerente de comunidade da Pocketpair, compartilhou sua surpresa e decepção com o processo durante a GDC 2025. Segundo ele, a empresa havia tomado precauções legais antes do lançamento de Palworld. “Nós fizemos checagens legais antes de Palworld ser lançado e todas estavam livres no Japão,” afirmou Buckley. Ele revelou ainda que a desenvolvedora contratou advogados para garantir que o jogo estivesse em conformidade com as leis, mas o processo da Nintendo ainda pegou todos de surpresa.
“Foi muito triste,” disse Buckley, refletindo sobre o impacto do processo. “Foi um dia de todos de cabeça baixa e andando na chuva, um período de muitas mudanças, e bem próximo do lançamento do jogo no PlayStation e da Tokyo Game Show.”
O Foco nas Patentes
O processo da Nintendo foi relacionado a patentes e não ao conteúdo protegido por direitos autorais. Após o anúncio, a Pocketpair entrou em contato com seus advogados e questionou a corte sobre o motivo da ação, apenas então descobrindo que o foco da Nintendo estava nas patentes. “Ficamos tipo ‘quê?’, e retornamos aos advogados, e eles contataram a corte e perguntaram: ‘o que está acontecendo?’”, explicou Buckley.
A situação gerou grande incerteza para a Pocketpair, que, após a ação judicial, decidiu realizar ajustes na jogabilidade de Palworld para evitar problemas futuros. No momento, a Nintendo exige uma compensação financeira de cerca de 5 milhões de ienes (aproximadamente R$ 190 mil), mas os detalhes sobre o desfecho desse embate legal ainda são incertos.
Enquanto isso, o jogo segue em grande destaque, com a Pokémon Company se preparando para investigar mais a fundo os aspectos do jogo que envolvem a disputa.
Quer aprender a desenvolver seus jogos com Unreal Engine? Clique aqui.
Veja também sobre essa novidade aqui.
1 comentário